sábado, 25 de fevereiro de 2012

ESCUTE: SE TOCA E SE TOQUE...


E já que não nos percebemos como os outros percebem, às vezes podemos ouvir alguém nos falar: “SE TOCA”. 
Talvez isso anuncie alguma incoerência. 
Talvez alguma coisa tenha para se reparar.  
Você tem se tocado? 
Tem buscado comunicar-se com você mesmo? 
Talvez algumas partes suas, como o seu corpo, estejam carentes de você. Da sua atenção, dos seus cuidados, da sua compreensão. Porque o corpo fala e nos dá sinais o tempo todo, mas nem sempre nos dispomos a ouvir, já que somos nós mesmos ali... 
Mas nós mesmos somos como os outros: precisamos também ouvir, não só falar. 
É verdade que temos vários sentidos bem elaborados para apreender aquilo que vem de fora, mas temos também a habilidade – e necessidade – de conhecer o que vem do nosso interior. E podemos aprender alguma coisa com isso. Observe que, internamente, você pode ouvir a sua própria respiração. E esse som de lá de dentro só você pode ouvir. 
Mas quando alguém fala, fala, FALA, FALA e não é ouvido, faz o que? 
Às vezes experimenta GRITAR. E sim, seu corpo também grita, assim como partes da sua mente – em formas de comportamentos incongruentes com seu modo de pensar. 
É como um filho adolescente: se você não se abre para o diálogo, não tem tempo para ouvir e fazer algo junto; se não se aproximar, ele vai ficar tão distante que vocês vão parecer estranhos e a rebeldia dele não vai ser fácil de controlar. Ele buscará seus meios para, consciente ou inconscientemente, a sua atenção para ele chamar. E por incrível que seja, isso acontece tão costumeiramente na vida da gente que, muitas vezes não percebemos e quando percebemos, nossa vida muda bruscamente, e o motivo principal é justamente o mesmo: Não conseguimos ouvir quando nosso corpo GRITA, SE TOQUE, ou seja, não conseguimos OUVIR, pelo simples fato de estarmos falando demais. 
Portanto veja essa definição de toque:  
Toque é contato, ato de aproximar. E ninguém pode ficar tão perto de você quanto você mesmo. Portanto, trate de se tocar, ouvir mais e falar menos.
By Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...