segunda-feira, 27 de junho de 2011

O MERCADOR E O PÁSSARO (Sentimentos)

Um mercador mantinha um pássaro numa gaiola. Estando de partida para a Índia, país do pássaro, perguntou-lhe se queria algo de lá. O pássaro lhe pediu sua liberdade, mas esta lhe foi negada. Então solicitou ao mercador que fosse a uma floresta na Índia e que anunciasse seu cativeiro aos pássaros livres que ali se encontrassem. O mercador assim fez e mal se referira ao seu cativo, um pássaro selvagem semelhante ao que ele mantinha na gaiola caiu ao chão da árvore onde pousara, sem sentidos.

Pensando que o pássaro fosse parente do seu canário engaiolado, o mercador ficou pesaroso por ter sido o causador daquela morte. Regressou a seu lar e então o pássaro cativo perguntou-lhe se trazia boas notícias da Índia.

- Receio que minhas notícias sejam más. Um de seus parentes teve um colapso e caiu morto a meus pés quando anunciei que você estava preso numa gaiola. Mal essas palavras foram pronunciadas, o pássaro do mercador sofreu um colapso e caiu no fundo da gaiola.
- A notícia sobre a morte de seu parente também lhe trouxe a morte - murmurou o mercador.
Desolado, recolheu o pássaro e o colocou no rebordo da janela. Imediatamente o pássaro reviveu e voou para uma árvore próxima.
- Pode perceber agora - disse o pássaro - que o que você interpretou como uma tragédia era, na verdade, uma boa notícia para mim. E de como a mensagem, ou seja, a indicação de como me comportar para obter minha liberdade, me foi transmitida por meio de você, meu captor.
Dito isso, se afastou num voo largo, livre por fim.
Reflexão:
Muitas vezes algumas pessoas não sabem ou não entendem como algumas mensagens são trasmitidas, ou como se comportar para entender as mesmas. As vezes por estarem tão certas que suas atitudes são as mais corretas e que suas ações são as únicas que tem razão. Por causa disso vivemos num mundo tão cheio de desigualdade, pois nós seres humanos, não somos humildes para aceitar a condição do outro. Nesse caso a liberdade é tudo que temos de mais íntimo, pois se estivermos presos, não é somente nosso corpo que se prende mas sim nosso íntimo de sentimentos.
PS: Não trate mal os animais, eles também tem sentimentos.
By Régis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...